Como vender como Afiliado no Instagram
Já se perguntou se vender como afiliado no Instagram dá resultados mesmo? Vou te mostrar o porquê você precisa criar uma conta no Instagram agora mesmo, leia até o final e tire suas próprias conclusões!
Contents
- 1 Não Use sua Conta Pessoal para Criar Conteúdos e Divulgar seus Produtos.
- 2 Perfil Profissional
- 2.1 Primeiro passo: escolha uma foto de perfil de boa qualidade e que transmita profissionalismo.
- 2.2 Segundo passo: escolha um nome de usuário simples, mas coerente com o nicho que você atua.
- 2.3 Terceiro passo: tenha uma biografia (chamaremos de “bio” aqui) bem estruturada.
- 2.4 Quarto passo: identidade visual e postagens.
Não Use sua Conta Pessoal para Criar Conteúdos e Divulgar seus Produtos.
Primeiro, já quero te dizer que, para ter bons resultados vendendo pelo Instagram, o recomendado é não usar sua conta pessoal para criar conteúdos e divulgar seus produtos (apenas um adendo aqui: com perfil pessoal eu me refiro ao perfil no Instagram que você posta suas fotos pessoais, como selfies e fotos com amigos e família, ok?).
Mas por que isso não é bom? Porque a maioria das pessoas que te seguem no seu perfil pessoal estão ali para saber mais sobre a sua rotina, suas viagens e seus momentos com amigos e família, enfim, saber mais sobre você. Por isso, quando você começar a divulgar ali seu produto, elas provavelmente não vão interagir, até porque não estão ali para saber sobre o seu novo negócio.
Vou te dar um exemplo para que fique mais claro: Imagine que você tem em seu perfil pessoal mil seguidores e a maioria deles interage com suas fotos e stories. Por isso, quando você decide trabalhar como afiliado no nicho de marketing digital, decide usar esse mesmo perfil para divulgar seu link de afiliado e fazer vendas.
Mas sinto em dizer que você vai se decepcionar muito com isso, porque dos seus mil seguidores, talvez apenas 10 ou 20 (na melhor das hipóteses) vão interagir com suas publicações a respeito do produto que você divulga. E qual vai ser o resultado disso? Por ter um perfil com muitos seguidores, mas com pouca interação (uma vez que seus seguidores estão ali para ver você e têm interesse no seu produto), o Instagram entenderá que seu conteúdo não é relevante e vai mostrar para apenas algumas poucas pessoas, o que vai fazer com que você cresça muito mais devagar e faça poucas vendas por mês. Conseguiu entender melhor agora?
Perfil Profissional
Por isso, para começar a usar o Instagram para vender como afiliado, eu recomendo que você crie um perfil novo e não use sua conta pessoal. Assim, vou te mostrar a partir de agora como você pode estruturar esse novo perfil de um modo profissional para ter resultados muito melhores! Já anote essas dicas, porque vão te ajudar muito daqui pra frente.
Primeiro passo: escolha uma foto de perfil de boa qualidade e que transmita profissionalismo.
Nesse caso, se você trabalha em nome de uma empresa, tenha uma logo nítida e legível, com as cores que representam a sua marca, de preferência.
Mas não se preocupe com cores e design agora, vamos falar mais sobre isso a frente. Porém, se você trabalha com sua imagem pessoal, sendo sua própria marca, procure utilizar uma foto mais formal, mas que permita transparecer um pouco da sua personalidade.
Opte por fotos que deixem seu rosto e expressão facial bem evidentes, nas quais você olhe diretamente para a câmera (até porque assim você dará a impressão de estar olhando diretamente para quem visita seu perfil, entende?).
Segundo passo: escolha um nome de usuário simples, mas coerente com o nicho que você atua.
Procure não colocar muitos caracteres especiais como underlines, traços e pontos. Evite também colocar muitos números o seu nome de usuário. Por exemplo: quais desses perfis você acha que seriam encontrados mais facilmente? @_joao.claudio05148 ou @joaoclaudio?
Se você escolheu a segunda opção, acertou em cheio! Não concorda que, além de ser um nome de usuário aparentemente mais bonito, também seria muito mais fácil de ser encontrado por quem procurasse no mar de perfis do Instagram?
Terceiro passo: tenha uma biografia (chamaremos de “bio” aqui) bem estruturada.
A bio é, junto com sua foto de perfil, a primeira impressão que quem visitar seu perfil terá de você. E esse é um dos fatores que farão seu visitante se transformar um seguidor e passar a consumir seus conteúdos. Por isso, vou te dar um exemplo prático de como seria uma bio bem feita. Ela deve conter:
- Suas realizações
- O nicho em que você atua
- Qual transformação você propõe com seu perfil (em que você pode ser de ajuda para a pessoa)
Além disso, não se esqueça de colocar um link com sua isca digital, produto que promove, ou ainda seu contato pessoal para que seus seguidores possam tirar dúvidas.
Um erro muito comum que quem está iniciando comete é colocar realizações que não são suas na bio. Como assim? Se você está iniciando agora, não insira informações falsas, como “tenho mais de 10 mil alunos”, ou “+ de 5 dígitos faturados apenas com a internet”, ou ainda “ganhe de 300 a 500 reais por dia apenas com seu celular”.
Quero que você entenda que você só deve divulgar tais informações se elas forem verdadeiras, conquistadas por seu próprio mérito. Até porque, quando você faz esse tipo de coisa, está enganando a si mesmo e às pessoas que confiam em você.
Quarto passo: identidade visual e postagens.
Todos os seus posts precisam ser voltados para solucionar as dores e desejos da sua persona (seu cliente ideal). Por isso, seus posts precisam, além de ensinar algo, também chamar a atenção da sua persona para que ela consuma seu conteúdo. E podemos chamar a atenção das pessoas através de uma identidade visual bem pensada.
Antes de tudo, entenda que identidade visual envolve as cores, fontes, imagens e formas que você usa para compor a aparência da sua publicação. Para definir sua identidade visual, estude sobre as cores que você mais gosta, veja se elas são harmoniosas juntas e se combinam com sua personalidade e o nicho que você atua.
Além disso, por ser uma rede social extremamente visual, os usuários do Instagram levam muito em conta a estética do post. Porém, seja equilibrado, não dedique todo o seu tempo trabalhando em cima da estética a ponto de negligenciar o conteúdo. É união da informação que você compartilha que fará com que as pessoas se lembrem de você. Por isso é essencial se atentar aos dois pontos.
Agora é só aplicar os passos mostrados aqui no seu perfil do Instagram! Espero ter ajudado. Mas, qualquer dúvida é só me deixar aqui nos comentários!
0 Comentários